Livros
Este livro de organização de Elísio Estanque (Universidade de Coimbra), Agnaldo de Souza Barbosa (Universidade Estadual Paulista - UNESP) e Fabrício Maciel (Universidade Federal Fluminense), coordenador do Nuesde, apresenta um diálogo global a respeito das desigualdades produzidas pelo capitalismo contemporâneo e pelos desafios enfrentados na sociedade a partir das grandes transformações provocadas por conflitos e crises mundiais em diferentes áreas. A obra traz contribuições de nomes como Hartmut Rosa, Klaus Dörre e Michel Burawoy, Ricardo Antunes e Ruy Braga.
Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa com executivos brasileiros que realizamos entre 2016 e 2019. Para tanto, partimos de três eixos principais: a origem de classe, o estilo de vida e o posicionamento político. Com isso, constamos a predominância de um "habitus corporativo" e uma "mentalidade ultra meritocrática" e conservadora, além da presença ínfima de pessoas negras, o mito da qualificação formal e as ambiguidades das "biografias de sucesso" da elite empresarial.
Ao discutir como o mito da brasilidade foi construído ideologicamente, desde nossa independência como nação até o presente – tratando o conceito de “ideologia” sociologicamente –, este livro é uma tentativa de contribuição para uma análise rigorosa sobre os dilemas do Brasil atual.
2ª edição do livro de Fabrício Maciel, na qual são analisadas as transformações do capitalismo global desde a década de 1970, com ênfase no surgimento de uma ralé global também no centro do capitalismo.